O PAI desenvolver-se-á nas seguintes etapas que serão repetidas periodicamente:

1ª Etapa: Sensibilização

É o momento em que os agentes que participarão do processo são conscientizados sobre a importância do programa bem como de sua participação responsável no mesmo.

Nesse momento também são relatadas aos discentes, docentes e demais agentes que participarão do processo, as ações decorrentes das avaliações anteriores.

2ª Etapa: Percepção da Realidade

Consiste no levantamento de dados, tomada de opinião dos agentes institucionais e produção de relatórios de dados.

Os dados previstos na estruturação do PAI, abrangendo as dez dimensões do SINAES, são obtidos diretamente dos cadastros, do banco de dados institucional e através de instrumentos desenvolvidos para se conhecer a opinião dos agentes envolvidos nos processos avaliados.

São gerados relatórios os quais são disponibilizados à comunidade acadêmica.

3ª Etapa: Avaliação Interna

Nesta etapa, os colegiados e NDEs analisam os dados dos relatórios da avaliação institucional relacionados ao curso, além de relatórios governamentais (ENADE, Avaliação de Curso, Avaliação Institucional Externa, Censo, etc.), estabelecendo-se um diagnóstico expresso em relatórios analíticos e sugerindo ações acadêmicas e administrativas.

O Colegiado de Curso aprecia os relatórios e decide sobre assuntos que sejam de sua competência e encaminha outros a órgãos superiores.

O Diretores e Pró-reitores, analisam os relatórios dos diversos cursos, além de relatórios governamentais (Avaliação Institucional Externa, Censo, etc.) e decidem sobre assuntos de sua competência, encaminhando outros a órgãos superiores.

A Reitoria analisa os relatórios gerados pela CPA e Diretorias Gerais de Campus, além de relatórios governamentais (Avaliação Institucional Externa, Censo, etc.), deliberando sobre assuntos de sua competência.

A CPA analisa os dados obtidos, os relatórios emitidos, os documentos institucionais, relatórios de avaliação externa e outros, produzindo um relatório de autoavaliação que abrange todas as dimensões, destacando através de recomendações os pontos em que há debilidades a serem superadas.

4ª Etapa: Avaliação Externa

Agentes externos analisam o processo realizado internamente, apontando possíveis distorções e apresentando recomendações.

A avaliação externa é realizada por uma comissão especial de acreditação do Departamento de Educação da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia – órgão central de administração da organização adventista e responsável pelo controle dos programas educacionais desenvolvidos por suas instituições de ensino em todo o mundo. Essa avaliação é realizada periodicamente, em intervalos determinados pelo parecer da Comissão Avaliadora.

5ª Etapa: Reavaliação

Os relatórios gerados pela avaliação externa são analisados e todo o processo de avaliação é avaliado pelos agentes institucionais.

Conforme está preconizado nas Diretrizes de Avaliação Institucional, o PAI é um programa de construção coletiva de modo que, para cada processo acadêmico avaliado, os agentes institucionais que desempenham funções em cada uma das dimensões avaliadas são chamados a participar, em reuniões de assembleia ou colegiado, indicando aspectos que devem ser avaliados e contribuindo para a construção de instrumentos adequados à caracterização dos aspectos sugeridos. Antes de sua utilização, os instrumentos são submetidos à apreciação dos agentes que os utilizarão para avaliar e pelos que serão avaliados, os quais sugerem alterações e homologam a sua utilização.

Concluídos os instrumentos, todos são chamados a participar do programa avaliando os agentes das demais dimensões daquele processo acadêmico. Sendo um processo dinâmico e interativo e de implantação gradual, após cada uma das duas primeiras etapas, deve haver uma análise e reflexão crítica sobre a sua execução.

O caráter quantitativo da Avaliação institucional se revela no mapeamento da realidade efetuado através da base de dados institucionais e da pesquisa objetiva de opinião dos agentes institucionais. A análise desse mapeamento indica os aspectos a serem compreendidos através de uma abordagem qualitativa.

Divulgação dos Resultados

Os relatórios de dados, após a primeira etapa, são encaminhados aos gestores, comissões internas de avaliação dos cursos, aos docentes e aos discentes, obedecendo à seguinte estrutura:

Gestores

  • Reitoria – dados consolidados por campus e de todo o UNASP;
  • Diretorias – dados consolidados por campus e por curso e dados individuais dos professores;
  • Coordenadores – dados consolidados por curso, por turma e dados individuais dos professores.

Os dados para os gestores estão disponíveis através da plataforma B.I., para que se apropriem dos mesmos e realizem a gestão.

Docentes

Relatório individual e personalizado com os dados referentes à:

  • opinião dos discentes sobre o desempenho do docente no ensino;
  • opinião dos discentes sobre o desempenho do conjunto dos docentes da turma.

Discentes

  • Relatório para a turma com os dados referentes à opinião dos discentes sobre o desempenho dos seus professores no ensino e dos discentes e docentes sobre a infraestrutura e condições pedagógicas do curso.

Os dados consolidados por campus, curso e turma e os relatórios emitidos pela CPA são disponibilizados a todos os agentes institucionais na página da Avaliação Institucional, no Portal da instituição, nao possuindo dados sensíveis.

Outras formas de divulgação e publicação podem ser adotadas pelos gestores.

Utilização dos Resultados

Compreendido como um instrumento de gestão administrativa, o Programa de Avaliação Institucional deve, através dos seus diagnósticos, identificar os processos acadêmicos que apresentam qualidade insuficiente, destacando-os daqueles que revelam um grau satisfatório de qualidade, e fornecer subsídios para o planejamento e definição de ações adequadas a cada situação. Os gestores institucionais devem estabelecer as estratégias de utilização das informações para a solução das dificuldades apontadas.

A permanência do PAI e a utilização contínua das informações geradas para a solução dos problemas identificados possibilitam a percepção do valor desse programa e, estimulando a participação dos agentes institucionais, contribuem para a construção de uma cultura avaliativa na instituição, para a consolidação dos seus valores e para a consecução de sua missão.

Os NDEs e os Colegiados de curso analisam os dados e diagnósticos, propondo as ações acadêmico‐administrativas que estejam no âmbito de sua competência. Os discentes e docentes contribuem efetivamente através de sua representação nas comissões e órgãos colegiados.

As conclusões apresentadas são utilizadas para o estabelecimento de metas no planejamento institucional anual e, se necessário, fazer ajustes no Plano de Desenvolvimento Institucional, revisar e adequar os Projetos Pedagógicos dos Cursos, reorientar o Plano de Aperfeiçoamento Docente e o Programa de Atendimento ao Discente, entre outros.

A supervisão e acompanhamento da execução ou implantação das soluções e recomendações apresentadas nos relatórios são de competência dos gestores acadêmicos e administrativos.

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