A avaliação dos processos acadêmicos desenvolvidos no Instituto Adventista de Ensino (IAE) tem sido realizada sistematicamente em suas dimensões interna e externa muito antes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) ser credenciado.
Na dimensão interna, o IAE estimulava os processos de autoavaliação os quais, no entanto, eram realizados de modo independente pelas várias unidades e setores da instituição.
Na dimensão externa, a avaliação continua sendo promovida periodicamente pelos órgãos responsáveis pelo programa de avaliação das instituições de ensino da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Utilizando padrões de qualidade próprios e adequados ao caráter confessional da instituição, uma comissão de avaliadores composta por gestores, docentes, eclesiásticos e leigos que atuam em outras instituições de ensino da rede educacional adventista, avalia os processos acadêmicos da instituição, ouvindo o seu corpo discente, o corpo docente e o corpo técnico-administrativo.
Logo após o seu credenciamento o UNASP constituiu uma Comissão Permanente de Avaliação Institucional (CPAI), que começou suas atividades em março de 2000.
Durante o seu primeiro ano de atuação a CPAI iniciou o processo de discussão e estudos sobre o tema, visitando outras instituições e conhecendo exemplos de programas de avaliação institucional estabelecidos. A partir de abril do ano seguinte, definidos os princípios norteadores e delineadas as Políticas de Avaliação, um Programa de Avaliação Institucional (PAI) passou a ser estruturado. Principiando sua ação pelos cursos de graduação, foram desenvolvidos instrumentos para autoavaliação, os quais passaram a ser utilizados no segundo semestre de 2001.
O PAI foi gradualmente sendo construído e ampliado para alcançar todos os processos e dimensões acadêmicas do UNASP, até que, atendendo ao que determina a Medida Provisória nº 147 de 15/12/2003, a CPAI foi reestruturada, por um ato especial da reitoria, constituindo-se então a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Desde então a CPA comandou o PAI, adequando os processos existentes ao formato de Avaliação Institucional definido pela CONAES.